Uma professora de 59 anos, identificada como Francisca Djanira Marinho do Nascimento, morreu atropelada na última quarta-feira (22) por um ônibus escolar no município de Pacoti, a 90 quilômetros de Fortaleza. Nesta segunda-feira (27), o veículo que atropelou a professora foi incendiado na comunidade da Boa Hora, onde ocorreu o acidente.
Francisca Djanira estava deixando a escola em uma motocicleta quando foi atingida pelo veículo que estava em marcha ré. A moto era conduzida por seu neto, que ficou ferido após o acidente. Já ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
O acidente causou comoção na comunidade e familiares, que denunciaram que o ônibus estava irregular. Conforme Meiriane Soares, filha da professora, o veículo estava sem retrovisor, não possuía câmera de ré nem alarme de ré, entre outros problemas.
Na madrugada desta segunda-feira, o ônibus escolar que atropelou Djanira foi queimado. Em nota, a Prefeitura de Pacoti chamou o incêndio de “terrorismo” e afirmou que o ataque compromete o transporte dos alunos da rede municipal de ensino.
“Esse é um ato que abala a todos, os pais, corpo gestor da escola São Sebastião, e a educação como um todo no município”, disse a prefeitura. “As devidas providências serão tomadas para esclarecimento dos fatos e as medidas cabíveis entrarão em vigor para que mais ninguém seja prejudicado”.
Ainda na semana passada, o motorista do ônibus se apresentou na delegacia e prestou depoimento.
Fonte:G1/CE
quarta-feira, 29 de novembro de 2023
segunda-feira, 27 de novembro de 2023
Homem é encontrado morto com sinais de perfurações por arma de fogo na zona rural de Tianguá
Um homem foi encontrado morto na manhã deste domingo (26) nas imediações do Sitio Lages na zona rural de Tianguá.
O corpo foi localizado por populares em uma estrada de chão próximo a um colégio. A vítima que ainda não tem identificação apresenta sinais de perfuração por arma de fogo.
O local está sendo isolado pela polícia militar e equipes do Raio e Força Tática realizam diligências na região em busca de capturar os envolvidos no crime.
Fonte:Ibiapaba 24 Horas
Homem é encontrado morto por disparos de arma de fogo em São Benedito
Um homem foi encontrado morto por disparos de arma de fogo na tarde deste sábado (25) em São Benedito. O corpo foi localizado por populares em uma estrada de chão nas imediações do Sitio Top, na zona rural do município. A polícia Militar foi acionada e fez a identificação da vítima.
O homem foi identificado como Antônio Francisco Cordeiro Barbosa, que tinha 25 anos e possuía um antecedente por roubo. Próximo ao local os policiais encontraram dezenas de capsulas de pistola.
A Polícia Militar realiza diligências na região em busca de capturar os envolvidos no homicídio e a Polícia Civil investiga o caso.
Fonte: Ibiapaba 24 Horas
“Motoqueiro Fantasma” é encontrado morto após queda de motocicleta em Varjota
A Polícia Militar foi acionada na tarde deste sábado (25/11), por volta das 15h45, para atender a uma ocorrência de achado de cadáver na localidade de Lagoa do Poço, zona rural de Varjota (CE).
No local, os policiais encontraram o corpo de Daniel Raimundo de Castro, 53 anos, conhecido como “Motoqueiro Fantasma”. Ele estava caído ao solo, próximo a uma motocicleta.
Segundo informações da polícia, a vítima sofreu uma queda da motocicleta e morreu no local. Daniel tinha passagens pela polícia e usava uma tornozeleira eletrônica.
O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Sobral para necropsia.
Sobre a vítima
Daniel Raimundo de Castro, 53 anos, era natural de Varjota, filho de Ana Bernardo da Silva Castro e Francisco Raimundo de Castro. Ele residia no Sítio Várzea da Palha, na zona rural da cidade.
FONTE:REPÓRTER FRANCISCO JOSÉ
Homem é encontrado morto em residência no Bairro Pereiros
Um homem foi encontrado morto em sua residência no Bairro Pereiros, em Ipu, na tarde deste domingo (26). O filho da vítima, que não encontrou o pai, foi até a residência do mesmo e, ao chegar ao local, destelhou a casa e encontrou o seu pai, aparentemente, já sem vida em cima da cama.
A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e constatou a morte natural da vítima, que foi identificada como Antônio Nazareno Barros.
A agente de saúde, que atua na área, relatou que a vítima era alcoólatra e tinha problemas de pressão. A agente de saúde juntamente com o médico do PSF da micro área 01 bairro Pereiros foram acionados para que fosse confeccionado o atestado de óbito do mesmo.
Fonte:Ipu Notícias
Brigadistas combatem incêndio florestal na localidade de Regalo, interior de Ipu
Na manhã da última sexta-feira, (24/11), Governo Municipal e APA da Bica do Ipu foram notificados sobre um incêndio Florestal de grandes proporções próximo à localidade de Regalo. De pronto, o Governo municipal colocou uma retroescavadeira à disposição e a gestão da APA abriu o arsenal de material para equipagem e preparo da equipe de combate.
14 brigadistas pertencentes à ASBOCIR e ao Centro de Formação Salvando Vidas iniciaram o combate às chamas. Neste momento, devido ao vento forte e ao calor intenso, a prioridade era a contenção da área de combate. Isolando o fogo e impedindo que este escapasse fora da poligonal de ação.
Feito isso, mais 22 brigadistas, com o apoio logístico do governo municipal e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, entraram, fogo e mata adentro, durante o período noturno, para debelar de fato o incêndio.
Ao longo do dia do dia seguinte (25/11), rondas de monitoramento foram realizadas para garantir que as chamas não fujam do controle novamente. Por segurança, brigadistas ainda estão de prontidão. A sociedade Ipuense agradece o trabalho exemplar realizado por cada um dos brigadistas!
Fonte:Ipu Notícias
Ipu-CE: Loja 3 do Supermercado 2 Irmãos, localizada no bairro Alto dos 14 é arrombada e furtada
Na madrugada desta segunda-feira, 27 de novembro, a loja 3 do Supermercado 2 Irmãos, localizada na Boulevard Sebastião Carlos, bairro Alto dos 14, desta cidade Ipu-CE, região Noroeste do estado, foi alvo de arrombamento seguido de furto.
Os criminosos levaram consigo 4 DVRs contendo as imagens do sistema de vídeo monitoramento, além de whisky, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular.
As autoridades de segurança estão em ação, diligenciando esforços para identificar e capturar os responsáveis pelo arrombamento.
Fonte:Com informações da Página do fatos em Debate
Regulamentação de decreto sobre igualdade salarial entre gêneros é publicada
O Diário Oficial da União de hoje traz a portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que estabelece as regras para a igualdade salarial entre homens e mulheres. A Lei nº 14.611 delineia a maneira como o MTE deve gerenciar a transparência e os critérios remuneratórios, sendo assinada pelo chefe da pasta, Luiz Marinho, na última sexta-feira (24/11).
A norma entra em vigor a partir de 1º de dezembro, de acordo com a publicação.
Segundo o Metrópoles, a portaria estabelece que o ministério criará o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios, com informações obtidas pelo eSocial e o Portal Emprega Brasil. Posteriormente, a pasta divulgará os dados através do Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios, nos meses de março e setembro de cada ano.
O objetivo é que, ao identificar desigualdades salariais e de remuneração, os empregadores elaborem um plano de mitigação dessas diferenças. Esse plano deve conter ações específicas e ser apresentado à entidade sindical da categoria, dentro do prazo total de 90 dias.
Fonte:Metrópoles
Jovem que conduzia moto com placa adulterada diz que cachorro comeu a original
Uma jovem de 19 anos, sem habilitação, foi detida em Bombinhas, Santa Catarina, ao ser flagrada pilotando uma moto com placa adulterada. Durante a abordagem da Polícia Militar, que aconteceu na noite de sábado (25/11), a condutora justificou que o cachorro havia comido o lacre da placa original.
A suspeita foi encaminhada à delegacia de Itapema, no Litoral Norte do Estado. A mulher, que estava visivelmente nervosa, afirmou que a placa com registro de furto foi fornecida por um jovem que recolhe objetos na rua.
O flagrante ocorreu após a polícia receber informações de que a motocicleta, modelo Honda Biz e com registro de furto, estava circulando na região. A adulteração de sinais de identificação de veículos, segundo o código penal brasileiro, é considerada um crime sujeito a pena de três a seis anos de prisão, além do pagamento de multa.
Fonte:G1
Moradores de Tamboril reclamam de constantes queimadas
Os moradores de Tamboril, estão reclamando das constantes queimadas que ocorrem no entorno da cidade. As chamas têm causado prejuízos ambientais sérios e além disso, causado riscos à saúde da população, que muitas vezes se depara com uma nuvem de fumaça na porta de casa.
Segundo os moradores, as queimadas são provocadas, principalmente, por agricultores que buscam limpar seus terrenos para o plantio. No entanto, as chamas muitas vezes se espalham descontroladamente, atingindo áreas de mata nativa e áreas residenciais.
O Corpo de Bombeiros do Ceará já realizou operações na região, mas as queimadas continuam ocorrendo.
As queimadas têm uma série de consequências negativas, tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade.
Danos ambientais: As queimadas destroem a vegetação nativa, prejudicando a biodiversidade e a qualidade do solo. Além disso, as chamas liberam gases tóxicos na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global.
Perda de produção agrícola: As queimadas podem atingir áreas de cultivo, causando perdas econômicas para os agricultores.
Riscos à saúde: As queimadas liberam fumaça e cinzas que podem causar problemas respiratórios, como asma e bronquite. Além disso, as chamas podem provocar acidentes, como a queda de postes de energia e a interrupção do fornecimento de água.
Fonte:Blog do Manuel Sales
Governo propõe salário mínimo de R$ 1.421 para 2024
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), juntamente com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), informou em entrevista coletiva que o governo propõe um salário mínimo de R$ 1.421 para o ano de 2024. Caso aprovada, a mudança entrará em vigor no próximo ano.
O valor proposto representa um aumento de R$ 101 em relação ao salário mínimo atual, que é de R$ 1.320, equivalente a um aumento de 7,7%. A proposta já foi encaminhada ao Congresso Nacional.
Segundo o Portal GCMais, a previsão inicial, enviada em abril na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), estimava um salário mínimo de R$ 1.389 para 2024. O novo valor incorpora a regra atualizada de correção, considerando a inflação projetada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) até novembro de 2023, juntamente com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2022, que foi de 2,9%.
Em agosto, o presidente Lula (PT) sancionou uma lei que estabelece uma nova política de valorização do salário mínimo, buscando garantir aumentos reais anuais aos trabalhadores. A legislação determina que o salário mínimo seja reajustado com base na inflação do ano anterior (INPC) somada à variação positiva do PIB de dois anos antes.
Fonte:GCMais
Convite:Missa da Campanha Natal Solidário de Santa Quitéria que será no dia 24/12
A coordenação da Campanha do Natal Solidário de Santa Quitéria-CE 2023, tem a honra de convidar os amigos e doadores para a celebração da Santa Missa que será realizada no dia 24/12/2023, na Capela de Santa Terezinha, bairro Pereiros, em Santa Quitéria-CE!!
O Padre Josivan, Pároco de Catunda-CE, presidirá a Santa Missa.
Horário - Às 8hs30
Desde já, agradecemos a sua presença.
Coordenação:Graciliano Martins e Equipe


























