A polícia está a procura de um falso médico suspeito de exercício ilegal da medicina em um hospital no município de Independência, no interior do Ceará. O homem foi descoberto a partir de uma denúncia de negligência médica.
Conforme a Polícia Civil, durante as investigações sobre o caso de negligência, os agentes descobriram que Iago Oliveira de Pinho, de 28 anos, estava utilizando o nome e o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) de um médico de Fortaleza para atender de forma ilícita na cidade do interior.
O falso médico, que está foragido, é investigado pelos crimes de exercício ilegal da medicina, falsidade ideológica e falsidade de documento público.
A Delegacia Municipal de Independência investiga o caso, para esclarecer o crime e capturar o suspeito.
Fonte:G1/CE
quarta-feira, 17 de janeiro de 2024
terça-feira, 16 de janeiro de 2024
Jovem de 18 anos é impedido de cometer suicídio em Tianguá
Um jovem de 18 anos foi impedido de cometer suicídio na manhã desta segunda-feira (15/01), na BR 222, em Tianguá, na região da Ibiapaba.
Segundo a Polícia Militar, o jovem, que é morador da localidade de Val Paraíso, na zona rural do município, estava desaparecido há mais de 24 horas. Ele foi visto trafegando a pé descendo a serra da Ibiapaba na BR 222.
Fonte:Ipu Notícias
Quatro candidatos do Ceará têm nota máxima na redação do Enem
Quatro candidatos do Ceará obtiveram nota mil, a pontuação máxima, na redação do Enem em 2023. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Educação, em coletiva de imprensa. Ao todo, foram 60 notas máximas no país.
O ministro da Educação, Camilo Santana, comentou a participação dos estudantes da rede pública e informou que, como forma de estímulo, haverá um valor, dentro da lei que prevê a bolsa do ensino médio, a ser sancionada nesta terça, haverá um valor para o candidato fazer a prova do Enem.
Piauí, ao lado do Rio Grande do Norte, tiveram o segundo melhor resultado do país, com seis notas mil. À frente, ficaram São Paulo e Rio de Janeiro, cada um com sete redações com a maior pontuação possível.
Quatro candidatos do Ceará têm nota máxima na redação do Enem — Foto: Reprodução
Quatro candidatos do Ceará têm nota máxima na redação do Enem — Foto: Reprodução
Em 2022, 38,1% dos estudantes que concluíram o ensino médio fizeram o exame. Em 2023, esse percentual subiu para 46,7%.
Em 2023, o Enem registrou um crescimento novamente. Há um esforço do MEC para trazer de novo a participação dos estudantes. A participação dos estudantes da rede pública foi 1.181.081, 65,9% dos inscritos, ou 837.622 participantes.
Linguagens - 516,2
Ciências humanas - 522
Ciências da natureza - 497,4
Matemática - 534,9
Redação - 641,6
No Brasil, foram 60 redações nota 1000, sendo apenas 4 de alunos da rede pública.
O tema da redação foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Fonte: (G1/CE)
Filho mata pai para defender a mãe de agressões em Minas Gerais janeiro
Um jovem, de 23 anos, foi preso após matar o pai para defender a mãe de agressões. O caso ocorreu na madrugada dessa segunda-feira (15/1), no Bairro Cohab, em Recreio, Minas Gerais.
Conforme informações no Registro de Eventos de Defesa Social, divulgadas pela Polícia Militar (PM), a motivação do crime aparece como “legitima defesa de terceiros” e “discussão familiar”. Segundo declaração do próprio suspeito à PM, a vítima, de 54 anos, teria chegado em casa alcoolizada e feito uma série de ameaças.
Filho tentou apaziguar pai
Ainda de acordo com o relato, a briga passou a ganhar proporções físicas. Neste momento, o jovem teria tentado apaziguar a situação, o que não teria surtido efeito. Diante disso, o filho pegou uma faca para defender a mãe e atingiu o pai, que foi a óbito no local.
Fonte:(Metrópoles)
CDL de Ipu recebe diploma de mérito social Delmiro Gouveia
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipu, Sebastião Martins de Sousa Filho, recebeu na noite deste sábado (13/01), o diploma de mérito social Delmiro Gouveia da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA).
A homenagem foi concedida em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Sebastião Filho à frente da CDL, que tem promovido o desenvolvimento do comércio e da indústria em Ipu.
Fonte:Ipu Notícias
11 paredões de som são apreendidos no 1° fim de semana de Pré-Carnaval
Dez locais de festas públicas tiveram equipes de fiscalização durante o primeiro fim de semana do Pré-Carnaval de Fortaleza. Entre os dias 12 e 14 de janeiro, 11 paredões de som e 18 unidades de cigarros eletrônicos foram apreendidos por agentes da Prefeitura de Fortaleza, além de 30 documentos lavrados por falta de permissões para comércio.
A operação foi realizada pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) com o objetivo de combater o comércio irregular e a venda de materiais proibidos.
As abordagens foram efetuadas a partir da fiscalização ativa de agentes nas ruas da Cidade e de denúncias feitas por moradores.
Para o superintendente-adjunto da Agefis, Neuvani Vasconcelos, o trabalho de fiscalização auxilia no bom andamento de grandes eventos como os ciclos de festas em janeiro e fevereiro.
"A fiscalização municipal contribui regularmente nos eventos de massa promovidos pela Prefeitura de Fortaleza, com o objetivo de coibir práticas inadequadas e assegurar público presente. A Agefis continuará exercendo esse importante trabalho durante todo o Ciclo Carnavalesco, com o devido ordenamento dos polos, a segurança sanitária do comércio ambulante e dos serviços de saúde e a apreensão dos equipamentos de som que tanto atrapalham o sossego alheio", afirma, em nota.
Fonte :O POVO
Raio mata 16 pessoas que seguiam para festa de casamento; vítimas eram parentes do noivo
Uma verdadeira tragédia acabou com uma festa de casamento em Bangladesh, no norte da ìndia: 16 pessoas que participariam da festa morreram atingidas por um raio quando estavam a caminho da cerimônia. O caso foi mostrado essa semana pela rede BBC Brasil.
Pai, avós, primos, tios e tias do noivo estavam entre as vítimas do acidente que ocorreu em 2021, mas que só agora foi mostrado pela BBC. O jovem que perdeu os familiares tinha apenas 21 anos na época do acidente. Ele mantinha o caso em segredo pelo trauma que a situação lhe causou durante todo esse tempo, mas depois de ter revelado, a tragédia passou a repercutir em todo o mundo.
Os parentes do noivo estavam de barco indo para a festa de casamento, mas uma tempestade virou a embarcação no mar. Para se salvar, eles buscaram abrigo em uma cobertura metálica às margens do rio, onde um raio caiu e matou todos eles. A festa foi cancelada e a comida foi distribuída entre famílias carentes de Bangladesh.
Bangladesh é propenso a ocorrências frequentes de raios, especialmente durante a estação chuvosa, que geralmente ocorre entre junho e outubro. A topografia e as condições meteorológicas dessa região, juntamente com a estação chuvosa, criam um ambiente propício para a formação de tempestades elétricas.
Fonte: Revista Central
Dono de posto com gasolina mais barata do Ceará diz sofrer ameaças e ter 'medo de morrer'
O município de Russas, situado no Vale do Jaguaribe, está agitado com a presença de um posto de combustíveis que tem se destacado por vender gasolina a preços significativamente mais baixos do que a média estadual. O estabelecimento, operado pelo empresário Yuri Guerra, vem causando grande repercussão ao comercializar o litro da gasolina por R$ 5,15, uma economia de 75 centavos em relação à média cearense de R$ 5,90, e impressionantes R$ 1,09 a menos que a cotação mais alta no Estado, conforme dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Além da gasolina, o posto de Yuri Guerra oferece preços competitivos para outros combustíveis, como o etanol, que é vendido por R$ 3,69, aproximadamente 70 centavos abaixo da média. O diesel, por sua vez, tem um preço de R$ 5,33, o que representa uma economia de 80 centavos em relação aos concorrentes locais.
A iniciativa de Guerra, que começou suas operações há apenas 25 dias, não passou despercebida pela comunidade local. Enquanto os consumidores comemoram a redução significativa nos custos de abastecimento, o empresário revela que enfrenta desafios e ameaças desde que iniciou a empreitada. Mensagens intimidadoras têm sido recebidas, tornando o ambiente delicado para o proprietário.
"Não vou mentir, estou com medo. É um momento delicado. Saio de casa com medo de morrer. Meu carro é blindado e vou ter que reforçar a segurança. Mas é isso. Para tentar diminuir o preço e competir, tem que ter fé e coragem", desabafa Yuri.
O empresário destaca que a estratégia para atingir preços tão competitivos está centrada no aumento do volume de vendas, mesmo com margens de lucro mais estreitas. "Tem postos que vendem 3 mil litros por dia. Hoje eu estou vendendo 20 mil litros. Hoje o posto tem filas", destaca Guerra, enfatizando o impacto positivo que sua iniciativa tem na economia jaguaribana.
Fonte:G1/CE
Ministério da Saúde vai priorizar vacinação de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos contra a dengue
O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira, 15, que vai priorizar a vacinação de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos contra a dengue. A previsão é de que a campanha de imunização comece em fevereiro. O Brasil deve ter acesso a até 6 milhões de vacinas neste ano. Como a aplicação é feita com duas doses, no máximo 3 milhões de pessoas serão imunizadas em 2024.
“Vamos decidir qual grupo será prioritário. Tem a discussão de dentro desse grupo quem hospitaliza mais. Não avançaremos fora deste grupo”, disse Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunização (PNI). Segundo ele, a priorização da imunização da faixa etária segue uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A definição sobre por qual faixa etária e grupo a vacinação começará, além da quantidade de doses a ser distribuída aos Estados, será tomada em uma reunião marcada para o dia 25 de janeiro.
Desenvolvido pela farmacêutica japonesa Takeda Pharma, o imunizante Qdenga foi incorporado no Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro de 2023, o que tornou o Brasil o primeiro país do mundo a oferecê-lo no sistema público. Porém, a vacina não é produzida em larga escala e necessita de duas doses para proteção total.
Segundo a Takeda, a previsão é que sejam entregues 5 milhões de doses entre os meses de fevereiro e novembro. Por isso, a distribuição deve ser focada em públicos e regiões prioritárias. O Ministério da Saúde ainda está em tratativas para receber doações. Com isso, a quantidade de doses pode chegar a 6 milhões de doses.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Qdenga é indicada para pessoas de 4 a 60 anos. Não foram feitos estudos para avaliar a eficácia da vacina em pessoas com mais de 60 anos. Podem se vacinar tanto quem teve dengue, quanto quem nunca foi infectado. Esse é o primeiro imunizante liberado no país para quem nunca entrou em contato com o vírus da doença.
Fonte: Revista Oeste
Evandro Leitão se lança oficialmente pré-candidato a prefeito de Fortaleza
O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, lançou-se oficialmente como pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PT. O deputado fez o anúncio pelas redes sociais nesta segunda-feira, 15, após meses de rumores sobre a possibilidade dele ser o nome indicado para concorrer pelo bloco ligado ao ministro Camilo Santana (PT) e do governador Elmano de Freitas (PT).
"Em reunião hoje com o presidente Estadual do PT, Conin, e com o presidente Municipal, Guilherme Sampaio, apresentei meu nome como uma das alternativas de candidatura à Prefeitura de Fortaleza este ano, dentro do arco de alianças que tem ajudado o nosso Ceará a crescer cada vez mais", disse em texto.
Evandro disse ser defensor do projeto governista que tem Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Camilo e Elmano como ldierenças. "Defendo o projeto que busca cuidar dos que mais precisam, e não apenas das áreas mais ricas da cidade. Um projeto que não é apenas meu, mas de muitos e muitas que querem o bem de Fortaleza e do Ceará", afirmou.
Ele relembrou também que foi secretário do Trabalho e Proteção Social, na gestão de Cid Gomes (PDT), além de ser deputado e presidente da Assembleia Legislativa. O deputado não deixou de lado o clima da sigla que já tem outros pré-candidatos os quais Evandro se dirigiu como "companheiros de projeto íntegros e de grande contribuição ao nosso Estado". O petista disse ainda que deve buscar a militância da sigla e partidos aliados para tentar se viabilizar como candidato e apresentar "um projeto para Fortaleza".
"Com todo o respeito aos demais pré-candidatos, Guilherme Sampaio, Luizianne Lins, Larissa Gaspar e Artur Bruno, companheiros de projeto íntegros e de grande contribuição ao nosso Estado e à nossa Fortaleza, quero dialogar, junto com a militância do PT e partidos aliados, para apresentarmos um projeto para Fortaleza, onde nasci e fui criado", disse.
O deputado citou ainda que quer trabalhar para ações integradas entre Prefeitura e os Governos Estadual e Federal, além de mencionar melhorias na área da educação e saúde.
Fonte: O POVO
Penas para crimes contra criança e adolescente ficam mais rigorosas
legislação brasileira que trata da proteção à criança e ao adolescente contra a violência foi reforçada nesta segunda feira (15), com a publicação no Diário Oficial da União da Lei 14.811/2024. A medida modifica o Código Penal, a Lei dos Crimes Hediondos e o Estatuto da Criança e do Adolescente e torna mais rigorosas as penalidades para crimes contra essa população.
Uma das mudanças amplia em dois terços a punição por crime de homicídio contra menor de 14 anos em instituições de ensino. O texto estabelece também a exigência de certidões de antecedentes criminais de todos os colaboradores que trabalhem em locais onde são desenvolvidas atividades com crianças e adolescentes.
Outra alteração estabelece em cinco anos de prisão a penalidade para responsáveis por comunidade ou rede virtual, onde seja induzido o suicídio ou a automutilação de menor de 18 anos ou de pessoa com capacidade reduzida de resistência. Esse tipo de prática, assim como sequestro, cárcere privado e tráfico de crianças e adolescentes, foi tipificada como crime hediondo.
A lei descreve ainda os crimes de bullying e cyberbullying, definindo pena de dois a quatro anos de prisão para casos praticados em ambiente digital que não representem crime grave. Responsáveis pela transmissão ou exibição de conteúdos pornográficos com crianças e adolescentes também passam a ser penalizados, da mesma forma que os produtores desse tipo de conteúdo, com reclusão de quatro a oito anos, além da aplicação de multa.
O texto estabelece ainda pena de dois a quatro anos de prisão para o crime de não comunicação de desaparecimento de criança ou adolescente, de forma intencional. As mudanças têm efeito imediato e passam a valer com a publicação de lei.
Fonte:(Agência Brasil)
segunda-feira, 15 de janeiro de 2024
Vini Jr. é o 1º brasileiro a fazer três gols no El Clásico desde 1994
O primeiro tempo de Vini Jr. contra o Barcelona foi um verdadeiro almanaque. Neste domingo (14/1), o craque do Real Madrid marcou três gols no 1º tempo contra os castalães e quebrou marcas importantes, como, por exemplo, ser o primeiro brasileiro a marcar um hat-trick no El Clásico desde Romário em 1994.
Além disso, Vini Jr. também virou o primeiro brasileiro a marcar três gols pelo Real Madrid contra o Barcelona na história do clube da capital espanhola.
De quebra, o camisa sete ainda se tornou o primeiro jogador a marcar dois gols nos primeiros 10 minutos no El Clásico no século XXI.
Vinícius Junior abriu o placar aos 7 minutos do 1º tempo. Pressionado no meio, Bellingham deu ótimo passe no meio da defesa para o brasileiro arrancar em velocidade. Ele ainda dribla o goleiro antes de estufar a rede.
Na comemoração, o agora camisa sete do Real Madrid homenageou Cristiano Ronaldo com a icônica comemoração do português. Vale ressaltar que o jogo está sendo disputado no Mrsool Park, estádio do Al-Nassr, atual time de CR7.
O segundo veio aos 9 do 1º tempo. Rodrygo dispara na direita nas costas da defesa do Barça após ótimo lançamento de Carvajal, entrou na área e cruzou rasteiro para Vini Jr. completar de carrinho.
E o terceiro veio aos 39 do 1º tempo, de pênalti, após o próprio brasileiro ter sido derrubado pelo zagueiro uruguaio Araújo.
Fonte: Metrópoles




















