sexta-feira, 8 de setembro de 2023
Home »
Esportes
,
Internacionais
» Bola de Ouro: Brasil tem só um finalista pela quarta vez em oito anos
Bola de Ouro: Brasil tem só um finalista pela quarta vez em oito anos
Pela quarta vez nos últimos oito anos, o Brasil terá apenas um representante entre os finalistas do mais tradicional prêmio do futebol. Vinicius Junior, atacante do Real Madrid, é o único brasileiro entre os 30 indicados à Bola de Ouro 2023. O jovem, de 23 anos, concorre pelo segundo ano seguido.
Brasileiro com maior presença nos últimos anos, Neymar não foi lembrado pelo segundo ano seguido. O atual atacante do Al-Hilal esteve entre os finalistas sem interrupção entre 2011 e 2018. Ficou fora em 2019, voltou em 2021, mas não foi indicado nas duas últimas edições – não houve o prêmio em 2020.
A última vez que o Brasil conquistou a Bola de Ouro foi com Kaká, em 2007, há 16 anos. Desde então, em seis edições o país teve apenas um representante entre os finalistas, incluindo 2023.
Neymar é o jogador brasileiro que mais chegou perto da conquista desde a coroação de Kaká: foi o terceiro em 2015 e 2017, quando atuava pelo Barcelona. No ano passado, Vini Jr. ficou na oitava posição.
O jejum do Brasil deve seguir. Vinicius Junior não está entre os favoritos ao prêmio. Messi, pela Copa do Mundo com a Argentina, e Haaland, com seus recordes e a Tríplice Coroa no Manchester City, são os principais candidatos. A imprensa francesa também aposta em Mbappé, que teve sua temporada mais artilheira e foi o maior goleador no Catar.
Fonte: ge