segunda-feira, 27 de novembro de 2023
Emergência fitossanitária no Brasil devido à ameaça da mosca-da-carambola
O Ministério da Agricultura declarou estado de emergência fitossanitária nos estados de Amapá, Amazonas, Pará e Roraima devido à presença da mosca-da-carambola. A praga, reconhecida por sua rápida reprodução e ameaça a diversas frutas, coloca em risco plantações, a renda dos agricultores e as exportações nacionais.
Apesar de não representar riscos diretos para os humanos, a disseminação da mosca-da-carambola para o Vale do São Francisco pode resultar no bloqueio das vendas de frutas do Brasil. A declaração de emergência visa fortalecer a fiscalização, principalmente diante do aumento recente nas capturas nos estados de Roraima e Pará.
Atualmente restrita aos estados do Amapá, Pará e Roraima, a mosca-da-carambola levou à inclusão do Amazonas na emergência devido a focos próximos à fronteira com o Pará e ao intenso fluxo de viajantes e produtos de Roraima.
O monitoramento da praga, feito por meio de armadilhas com feromônios, será intensificado pelo governo federal. Apesar de existirem inseticidas contra a mosca-da-carambola, eles não estão amplamente disponíveis para o comércio agrícola. O Ministério da Agricultura incentiva a comunicação de frutas danificadas às agências de inspeção estaduais e federais para um controle efetivo.
FONTE:G1