terça-feira, 5 de dezembro de 2023
Seca e estiagem atingem 25 cidades do Ceará
Um estudo feito pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) apontou que 25 cidades do Ceará estão em situação de seca ou estiagem. Desse total, quatro cidades estão em estado de seca: Araripe, Campo Sales, Madalena e Quiterianópolis.
As demais 21 cidades estão em período de estiagem, que trata-se da seca e falta de chuva. No Ceará, segundo um estudo da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 11% do território do estado estão em alerta no processo de desertificação. Destaque para a macrorregião do Jaguaribe, Inhamuns e Irauçuba.
As cidades em situação de seca são as seguintes:
Araripe
Campo Sales
Madalena
Quiterianópolis
As cidades em período de estiagem são as seguintes:
Acopiara
Boa Viagem
Caridade
Caucaia
Choró
Crateús
Deputado Irapuan Pinheiro
Independência
Irauçuba
Itapajé
Itapipoca
Itatira
Jaguaretama
Jaguaribara
Milhã
Mombaça
Paramoti
Pedra Branca
Potiretama
Quixadá
Saboeiro
Solonópole
Os municípios em situação de seca e estiagem estão enfrentando diversos problemas, como a falta de água para consumo humano e animal, a redução da produção agrícola e a perda de empregos.
O governo do Ceará já anunciou medidas para atender às demandas das cidades afetadas. Entre as medidas estão a distribuição de água por caminhões-pipa, a instalação de poços artesianos e a liberação de recursos financeiros para a agricultura.
No entanto, as medidas do governo não são suficientes para resolver o problema da seca e da estiagem no Ceará. É preciso investir em políticas públicas de longo prazo para enfrentar essa questão
Fonte:Blog do Manuel Sales