sábado, 29 de março de 2025
Home »
Internacionais
» Terremoto 'no raso' explica danos catastróficos em Mianmar e Tailândia; entenda
Terremoto 'no raso' explica danos catastróficos em Mianmar e Tailândia; entenda
Um terremoto de magnitude 7.7 atingiu a região central de Mianmar nesta sexta-feira (28). O epicentro foi localizado a 16 km a noroeste da cidade de Mandalai, a uma profundidade de apenas 10 km, fator que agravou a intensidade do tremor.
Houve danos e abalos em diversas partes de Mianmar, além de regiões da Tailândia e da China.
Informações da TV estatal de Mianmar calculam mais de mil mortos e 2.376 feridos no país. Na Tailândia, nove mortes já foram confirmadas, mas 117 seguem desaparecidos nos escombros de um arranha-céu que desabou
Terremotos com mais de 50 km de profundidade também podem causar danos extensos, mas a intensidade do tremor é reduzida porque as ondas sísmicas viajam pelo menos 50 km antes de atingirem as pessoas.
Em Mianmar, a região de Sagaing foi atingida por vários terremotos nos últimos anos. No fim de 2012, um evento de magnitude 6,8 causou ao menos 26 mortes e deixou dezenas de feridos. Porém, o fenômeno da sexta-feira foi "provavelmente o maior" a atingir o país em 75 anos, disse o especialista em terremotos Bill McGuire, também à Reuters.
Por que Mianmar é vulnerável a terremotos?
Mianmar está localizado na fronteira entre duas placas tectônicas e é um dos países mais sismicamente ativos do mundo, embora terremotos grandes e destrutivos sejam relativamente raros na região de Sagaing.
"É importante não se concentrar apenas nos epicentros, porque as ondas sísmicas não se irradiam a partir do epicentro – elas se irradiam ao longo de toda a linha da falha", explicou Roger Musson.
Fonte:G1/Mundo