quarta-feira, 2 de abril de 2025

Dia Mundial do Autismo: saiba mais sobre o diagnóstico e sinais do TEA

O dia 2 de abril é marcado pela celebração do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2007, surgiu como forma de conscientizar a população a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que uma em cada 100 crianças tem autismo. O TEA é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por dificuldades na comunicação e socialização, além de comportamentos repetitivos e interesses restritos. Essas características podem variar significativamente entre as pessoas, o que justifica a denominação de “espectro”. O diagnóstico é essencialmente clínico, envolvendo observações diretas, entrevistas com familiares e a aplicação de instrumentos específicos, sem a necessidade de exames laboratoriais. Níveis do Transtorno do Espectro Autista O TEA é classificado em três níveis principais, que refletem a intensidade dos sintomas e o nível de suporte necessário, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). No nível 1, as pessoas apresentam dificuldades em situações sociais e comportamentos repetitivos, mas geralmente têm habilidades de comunicação preservadas e exigem pouco suporte nas atividades cotidianas. No nível 2, as dificuldades são mais significativas, com comunicação limitada e necessidade de suporte moderado para lidar com mudanças e rotinas. Já no nível 3, as pessoas apresentam déficits graves na comunicação e interação social, necessitando de suporte substancial e constante para realizar tarefas básicas. A linguagem pode ser limitada ou ausente, e a adaptação a mudanças é extremamente difícil. Sinais mais comuns do autismo Conforme a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, os primeiros sinais do TEA tendem a se manifestar bem no começo da vida do indivíduo, com o diagnóstico clínico sendo estabelecido aos dois ou três anos de idade. Os sinais mais comuns do TEA, conforme o Ministério, são: Atraso anormal na fala; Não responder quando é chamado(a) e demonstrar desinteresse com as pessoas e objetos ao redor; Apresentar dificuldades em participar de atividades em grupo, preferindo realizar tarefas ou brincar sozinho(a); Dificuldade para interpretar gestos e expressões faciais; Dificuldade para combinar palavras em frases, ou ainda tendência a repetir a mesma frase ou palavra com frequência; Apresentar uma “sinceridade excessiva”, comumente classificada como uma ausência de “filtro social”; Sentir incômodo diante de ambientes e situações sociais; Ter seletividade em relação a cheiro, sabor e textura de alimentos; Apresentar movimentos repetitivos e incomuns, como balançar o corpo para frente e para trás, bater as mãos, reorganizar objetos em fileiras ou em cores, coçar algumas partes do corpo com frequência (como os olhos e nariz) ou pular de forma repentina; Interesse obsessivo por assuntos considerados “incomuns”, como paleontologia, trens, datas, números, entre outros; Problemas gastrointestinais ocasionados por quadros de ansiedade. Fonte:GCMais
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