A empresa Google informou que excluirá contas que não foram acessadas por pelo menos dois anos. A nova política de inatividade começa a valer a partir de dezembro.
De acordo com a companhia, usuários que não estiveram logados em alguma plataforma da Google, como Gmail, Drive, Agenda, Meet, Docs e Google Fotos pelo período informado, perderão acesso à conta. Além disso, também perderão os conteúdos presentes nas redes.
Em comunicado, a empresa afirmou que a atualização na política de inatividade se dá porque contas inutilizadas por um longo período de tempo tornam-se mais comprometidas e vulneráveis à possíveis invasões e roubos de acesso. “As contas esquecidas ou não atendidas geralmente dependem de senhas antigas ou reutilizadas que podem ter sido comprometidas, não tiveram a autenticação de dois fatores configurada e recebem menos verificações de segurança pelo usuário”, informou o Google.
Se uma conta for comprometida, ela pode ser usada desde roubo de identidade até um vetor de conteúdo indesejado ou malicioso, como spam. Vale ressaltar que a medida se aplicará apenas a contas que forem de uso pessoal e não afetará contas de organizações como escolas ou empresas. As mudanças também englobam usuários que tiverem algum vídeo publicado em sua conta do Youtube ou uma assinatura configurada à conta Google.
Se você não utiliza sua conta há dois anos ou mais, mas não quer que ela seja excluída, pode optar por algumas medidas que evitam que isso aconteça:
Fazer um novo login pelo menos uma vez a cada dois anos
Ler ou enviar um e-mail
Usar as ferramentas do Google Drive
Assistir a um vídeo no YouTube pela conta
Baixar um aplicativo na Google Play Store
Usar a busca do Google logada na conta
Usar o login com o Google para fazer login em um aplicativo ou serviço de terceiros
A empresa informou que enviará notificações avisando antes da exclusão da conta.
Fonte:G1
segunda-feira, 27 de novembro de 2023
Emergência fitossanitária no Brasil devido à ameaça da mosca-da-carambola
O Ministério da Agricultura declarou estado de emergência fitossanitária nos estados de Amapá, Amazonas, Pará e Roraima devido à presença da mosca-da-carambola. A praga, reconhecida por sua rápida reprodução e ameaça a diversas frutas, coloca em risco plantações, a renda dos agricultores e as exportações nacionais.
Apesar de não representar riscos diretos para os humanos, a disseminação da mosca-da-carambola para o Vale do São Francisco pode resultar no bloqueio das vendas de frutas do Brasil. A declaração de emergência visa fortalecer a fiscalização, principalmente diante do aumento recente nas capturas nos estados de Roraima e Pará.
Atualmente restrita aos estados do Amapá, Pará e Roraima, a mosca-da-carambola levou à inclusão do Amazonas na emergência devido a focos próximos à fronteira com o Pará e ao intenso fluxo de viajantes e produtos de Roraima.
O monitoramento da praga, feito por meio de armadilhas com feromônios, será intensificado pelo governo federal. Apesar de existirem inseticidas contra a mosca-da-carambola, eles não estão amplamente disponíveis para o comércio agrícola. O Ministério da Agricultura incentiva a comunicação de frutas danificadas às agências de inspeção estaduais e federais para um controle efetivo.
FONTE:G1
Homem é preso suspeito de abuso sexual contra passageira em ônibus no Ceará
Nesta segunda-feira (27), um homem de 57 anos foi preso suspeito de abusar sexualmente de uma passageira em um ônibus intermunicipal, que saía de Crateús, Sertão dos Inhamuns, com destino a Fortaleza.
Conforme informação do G1 Ceará a vítima relatou que estava em uma poltrona ao lado do suspeito, ele passou a mão no corpo dela, enquanto ela dormia.
A Polícia Civil informou que o veículo passava pela cidade de Madalena quando a jovem se manifestou aos passageiros contando o que havia acontecido.
Ainda de acordo com a jovem, ela acordou com o homem praticando atos libidinosos contra ela. Ela diz que o homem mandou ela ficar calada e que ele iria trocar de poltrona.
A polícia foi chamada e todos os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil e o suspeito foi autuado em flagrante.A Polícia Civil registrou um inquérito e trabalha com a hipótese de importunação sexual.
Fonte:G1/CE
Mulher recebe caixão ‘de luxo’ como indenização trabalhista após sair de emprego
Um fato bastante inusitado aconteceu há dois meses, na cidade de Monteiro, na região do Cariri paraibano, mas só agora ganhou repercussão na imprensa. Uma mulher recebeu um caixão “de luxo” como pagamento de indenização trabalhista.
Jucykelly Ventura trabalhou por quase dois anos em uma funerária em Monteiro, mas teve que deixar a empresa após o dono falecer e outro proprietário assumir. Como pagamento de indenização pelos serviços prestados, a funerária ofereceu um caixão que, segundo ela, custa cerca de R$ 10 mil.
Em reportagem feita pelo jornalista Edvaldo Reis, Jucykelly demonstra bom humor ao falar do caso e destaca as qualidades do objeto recebido. “A minha reação foi de espanto por não saber onde colocar, porque ela é grande, luxuosa, bonita. Mas eu não tenho medo, por já ter trabalhado nesse tempo. Ela é luxuosa, é bonita, é espaçosa, é fofa, é aconchegante. Só não levo pra casa porque não tem espaço. Mas, superstição contra isso eu não tenho.”
Por falta de espaço na residência dela, Jucykelly deixou o caixão na sala da casa do pai dela até conseguir vendê-lo. A chegada da luxuosa urna foi um episódio à parte, pois ela foi transportada por “Florzinha”, a carroça mais popular de Monteiro, que realiza fretes na cidade.
A dificuldade para vender o caixão está no valor. Segundo Jucykelly, só será possível vendê-lo pelo preço que ele custa se for para outra funerária ou para alguém com alto poder aquisitivo. Na cidade de Sertânia (PE), ofereceram apenas 500 reais. Enquanto a venda não acontece, o caixão permanece à mostra na casa do pai de Jucykelly. “Se pudesse eu até dormia dentro dela, de tão fofa que ela é. Falta só o wi-fi”, brinca a dona.
Fonte:Portal Diário
SUS tem 140 milhões de cadastros a mais do que a população do Brasil
O Sistema Único de Saúde (SUS) possui 340 milhões de cadastros ativos, segundo o Ministério da Saúde informou à coluna. O número é muito superior à quantidade de pessoas que vivem no país. O último Censo, divulgado em junho deste ano, apontou que o Brasil tem 203 milhões de habitantes.
O Ministério da Saúde justificou que o número de cadastros ativos ultrapassa a estimativa populacional devido à universalização do atendimento, que abrange usuários estrangeiros e registros de óbitos. A pasta declarou que os cadastros duplicados decorrem da “prioridade do SUS em assegurar atendimento a todos, mesmo em situações em que os pacientes não podem fornecer dados completos no momento do atendimento”.
Em janeiro, Lula sancionou a lei que torna o CPF o único número do registro geral no Brasil. O texto prevê que os sistemas de órgãos públicos, entre eles o SUS, devem se adequar à medida em um prazo de 12 meses.
O deputado Julio Lopes, do PP do Rio de Janeiro, levou o problema do SUS para o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, e disse que acionará o STF contra o governo. “Não existe demonstração de desordem e de falta de controle maior do que isso”, afirmou.
A falta de controle nos cadastros do SUS prejudica o monitoramento dos serviços médicos prestados no país e pode levar à distorção dos dados da saúde. Também torna mais difícil a fiscalização contra procedimentos fraudulentos e desvios de medicamentos.
O Ministério da Saúde afirmou que “continua trabalhando na vinculação de cadastros duplicados assim que obtém dados suficientes para garantir a identificação precisa do usuário, reforçando o seu compromisso com a eficiência e transparência na gestão dessas informações”.
Fonte:Metrópoles
Vídeo: Pedido de noivado em cachoeira de Ubajara viraliza com deslize da noiva
Érica e Fabrício, um casal de Teresina, no Piauí, foram até Ubajara, na Serra da Ibiapaba, para conhecer as belezas da cachoeira do Frade por meio de um roteiro sugerido pelo guia turístico Alex Lima. Lá, Fabrício aproveitou o cenário natural para pedir Érica em casamento. O que o rapaz não esperava é que pouco depois do “sim”, a noiva escorregaria na pedra e cairia no chão.
O momento foi flagrado pelo guia turístico, que publicou o momento em suas redes sociais e acabou viralizando.
Alex conta que faz esses roteiros turísticos pela cidade e que, na verdade, o casal já estava noivo e resolveu “renovar” o pedido diante do cenário natural do Ceará. “Meus roteiros têm sempre esse costume de ter pedidos de casamento em floriculturas, cachoeiras, em mirante. E aí, conversando sobre isso, eles disseram ‘pois vamos renovar nossos votos, aí naquela empolgação toda, ele se ajoelhou e ela acabou escorregando”, descreve.
O guia conta ainda que o momento, embora acidental, foi descontraído em meio ao roteiro. O vídeo foi postado na manhã deste domingo, 26, e acabou ganhando repercussão.
Fonte:O POVO
Dinheiro sumiu, conta negativou: Usuários relatam problemas em app do Bradesco
Clientes do banco Bradesco relataram, na manhã desta segunda-feira, que tiveram problemas com suas contas digitais. Alguns deles destacaram que todo o dinheiro sumiu das contas, e outros citaram que o saldo amanheceu negativado.
"E do nada Bradesco sumiu com meu dinheiro", escreveu um dos internautas na plataforma X (antigo Twitter). "Ô Bradesco, cadê o dinheirinho que estava na minha poupança e não está mais? É pouco, mas é meu. Quero de volta", cobrou outro usuário.
Um cliente identificado apenas como Andrews publicou uma imagem do seu extrato zerado no app do banco. "Que absurdo do Bradesco! Minha conta estava zerada ontem e amanheceu ainda zerada! Bradesco, faça algo imediatamente!", cobrou ele.
O internauta Fernando Pedro contou no X que sua conta também foi afetada, e ele não consegue entrar em contato com o banco para saber o que houve. "Você não consegue falar com ninguém. O atendimento telefônico é inexistente", reclamou.
Uma gerente do banco confirmou o problema, que seria parte de um "erro sistemático". Segundo ela, as equipes responsáveis já buscam uma solução para o caso. Em resposta a internautas, o perfil oficial do banco diz que o problema será solucionado "em breve".
Fonte:O Globo
Motorista atropela a própria neta e mais duas pessoas após perder controle do carro
No último sábado (25), uma mulher de 58 anos perdeu o controle do carro e atropelou três pessoas na cidade de Tianguá. Conforme informações do GCMais, entre as vítimas, uma criança de 5 anos, que é neta da motorista. Outra vítima, uma mulher de 48 anos, perdeu parte da perna esquerda.
O incidente ocorreu no sábado pela manhã, no centro da cidade, na Praça dos Eucaliptos. Segundo o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), a condutora estava manobrando para estacionar quando perdeu o controle do veículo.
Segundo um agente do Demutran, há suspeitas de que tenha ocorrido um problema ao tentar manobrar o veículo para estacionar. O carro avançou na calçada, atingindo três pessoas: a neta de 5 anos, uma mulher de 48 anos e um homem de 26 anos. A mulher e a criança são parentes da motorista e ambas desceram do carro para auxiliar a condutora a posicionar o veículo na vaga.
Com o impacto, a mulher atingida pelo veículo teve parte da perna esquerda decepada na hora. A criança ficou com lacerações na perna. As duas foram transferidas para o hospital Santa Casa de Misericórdia, em Sobral, por conta do grave estado de saúde.
Segundo o Grupamento de Resgate de Tianguá (GRT), que prestou os primeiros socorros, a terceira vítima, um homem de 26 anos, estava apenas passando pela calçada quando ocorreu o acidente. Ele ficou machucado, mas não teve ferimentos críticos. Conforme a Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS), a condutora do veículo prestou socorro às vítimas, depôs e foi liberada. O caso será investigado pela Delegacia Regional de Tianguá.
Fonte:GCMais
Homem incendeia tanque de combustível em posto de Cariré
Um homem incendiou um tanque em um posto de combustíveis no Bairro Açude Novo, em Cariré, na manhã do último sábado (25). As chamas foram apagadas antes de o incêndio se espalhar no estabelecimento.
Imagens de uma câmera de segurança mostram um caminhão-tanque estacionado abastecendo o posto. Durante a ação, um homem se aproxima, joga algo no reservatório no chão e sai. Momentos depois, ele retorna e novamente joga uma chama, mas dessa vez sobe uma labareda.
O funcionário tentou desacoplar a mangueira do caminhão-tanque durante o incêndio, mas não conseguiu. Logo em seguida, um homem apareceu e conseguiu apagar o fogo usando um extintor.
Segundo uma testemunha, que prefere não ser identificada, o causador do incêndio foi preso pela Polícia Militar. A pessoa informou ainda que o suspeito estaria passando por problemas psicológicos, agravados pelo uso de bebida alcoólica.
Fonte:G1/CE
Com um a menos, Palmeiras empata com o Fortaleza e segue líder
Em jogo emocionante, Fortaleza e Palmeiras empataram em 2 a 2 na Arena Castelão, neste domingo (26), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Verdão ainda disputou boa parte do segundo tempo com um a menos, já que o zagueiro Gustavo Gómez foi expulso por falta em Calebe.
Os gols foram marcados por Thiago Galhardo e Calebe, para o Fortaleza, e Raphael Veiga e Zé Rafael para o Palmeiras. O Leão saiu à frente no placar no primeiro tempo. Na segunda etapa, o Verdão empatou, mas, menos de cinco minutos depois, os donos da casa conseguiram ampliar.
Zé Rafael conseguiu o empate que recolocou a equipe paulista na liderança do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Palmeiras segue líder, mas está empatado com o Flamengo, que venceu o América-MG neste domingo, com 63 pontos. O Verdão tem a vantagem no saldo de gols. Já o Fortaleza subiu para a 10ª posição, está com 47 pontos e segue na briga por uma vaga na Copa Sul-Americana.
O próximo jogo do Fortaleza será nesta quinta-feira (30) contra o Red Bull Bragantino no Estádio Nabi Abi Chedid, às 20h30, enquanto o Palmeiras encara o América-MG na quarta (29) às 21h30 no Allianz Parque.
Fonte:CNN BRASIL
domingo, 26 de novembro de 2023
Feminicídio em Varjota: professora teria sido sedada pelo marido antes de ser morta
Flávia Maria Lopes de Sena Vasconcelos, de 49 anos, foi encontrada morta no dia 25 de outubro, em Varjota, no Ceará. Prestes a completar um mês desde o caso, o inquérito que investiga a morte foi concluído e o companheiro da vítima, Rafael Machado Ramos Vasconcelos, foi indiciado por feminicídio. Flávia teria sido sedada e levada pelo próprio marido ao local do crime, onde foi esfaqueada.
O inquérito do delegado titular de Varjota, Afonso Timbó, aponta que Rafael premeditou o crime. A Perícia constatou que semanas antes da morte da professora ele fez pesquisas na internet sobre uma substância sedativa, a mesma encontrada no corpo da vítima após exames periciais.
As divergências pontuadas no material investigativo da Polícia Civil mostram que Rafael relatou em depoimento não ter saído de casa, no entanto, imagens de câmeras mostram ele saindo no veículo em direção à localidade onde Flávia foi encontrada morta. Na volta, o homem ainda lavou o carro, o que para a Polícia aponta como tentativa de esconder provas do crime.
Conforme o delegado, após o suposto desaparecimento da esposa, Rafael não procurou por familiares da vítima, mas usou as redes sociais para relatar o sumiço. As informações que ele forneceu à Polícia sobre a rotina de Flávia não coincidiam com as informações repassadas por testemunhas, tendo em vista que Flávia não caminhava sozinha e nem na direção apontada por ele. Os relatos dão conta de que ela preferia fazer passeios de bicicleta. Além disso, a vítima costumava levar o aparelho celular e sempre registrava os passeios. Neste dia, o aparelho foi deixado em casa.
As pesquisas de Rafael, dias antes caso, se estenderam sobre desaparecimento de pessoas e substância sedativa. As investigações mostraram que e ele pesquisou ainda sobre material pornográfico envolvendo a esposa, sobre retirada de próstata e situação de impotência após a cirurgia. Além disso, as pesquisas também envolvem dúvidas sobre pensão por morte.
No dia do desaparecimento de Flávia, a Polícia identificou mensagens entre o casal, todas por áudio. No dia à tarde, horário que a professora estava em casa, as mensagens foram por escrito. A situação, segundo o delegado, denuncia ter sido forjada, pois os dois não teriam necessidade de conversar pelo WhatsApp, sendo ambos estavam juntos.
Testemunhas relataram que o filho do casal foi avisado, pelo pai, no dia do crime, que a mãe estava no quarto deitada e que não a incomodasse. Os indícios levaram a Polícia Civil a uma dinâmica de que Flávia foi sedada em casa, levada no carro pelo próprio marido para o local ermo, esfaqueada e teve o corpo abandonado no mesmo local.
Em depoimento à Polícia, Rafael afirmou que a aliança de Flávia havia sido subtraída após o desaparecimento, no entanto, quando foi cumprido o mandado de busca e apreensão na residência, uma aliança que seria da professora foi encontrada na casa.
Equanto estava preso em razão do mandado de prisão temporária, a Polícia, com novas provas, pediu à Justiça a prisão preventiva, que foi expedida pela Justiça. O homem segue detido.
Rafael foi, por diversos anos, secretário municipal e teve cargos políticos na área do esporte e da administração pública, mas com as mudanças de gestão, ele estava desempregado. Naquele momento, Flávia era a principal provedora do lar. As questões relacionadas à impotência sexual também não são descartadas como possível motivação.
O caso
A prisão de Rafael ocorreu no dia 28 de outubro. No mesmo dia, mulheres da região se reuniram para pedir por Justiça. No dia do suposto desaparecimento, o marido de Flávia usou as redes sociais se mostrando preocupado com o sumiço e relatou que ela havia ido caminhar, mas não retornou. No dia seguinte a professora foi encotrada morta com sinais de violência. O marido passou a ser o principal suspeito do crime. Flávia deixa dois filhos, um de 14 anos e um de 22.
Fonte: O Povo
Homem é preso pela PM suspeito de agredir a própria mãe em Viçosa do Ceará
Um homem foi preso pela Polícia Militar suspeito de agredir a própria mãe 46 anos no município de Viçosa do Ceará. O caso foi registrado na noite da quinta-feira (23) em um imóvel localizado na rua José Siqueira, no bairro de Fátima.
Os policiais foram acionados pela vítima que relatou ter sido agredida pelo filho. O suspeito tem 28 anos e possui antecedentes por crimes de estupro, violência doméstica, lesão corporal e ameaça.
O indivíduo foi detido e conduzido à Delegacia de Tianguá, onde foi autuado por crime de violência doméstica.
Fonte:Ibiapaba 24 Horas





















