domingo, 23 de julho de 2023
Queijo de Hidrolândia conquista medalha de prata em concurso nacional
Queijo produzido no município de Hidrolândia se destacou no VI Prêmio Queijo Brasil, evento nacional que reuniu queijistas, comerciantes, consumidores, jornalistas, chefs de cozinha e donos de restaurantes de todo país na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, entre os dias 7 e 9 de julho.
O evento premiou os melhores queijos produzidos no Brasil, com a participação de 1.045 queijos. Dentre eles, o produzido na Fazenda Timbaúba, pelo casal Sheilane Magalhães e Edvando Rosa, conquistou a medalha de prata.Sheilane revelou ao A Voz de Santa Quitéria que sempre quis enviar seu produto ao evento, mas tinham receio. Com o incentivo de Marly Leite, uma renomada produtora de queijo, decidiram enviar e foram recompensados. "Foi a confirmação de que estamos no caminho certo. Estar no meio de grandes queijeiros e conquistar a medalha de prata junto com eles foi incrível", conta ela, que começou a atuar no ramo desde 2008.
A principal produção da Fazenda Timbaúba é o queijo coalho tradicional e algumas variações dele. Além disso, eles também produzem o queijo Peleja, que passa por um período de maturação de 30 dias, e o Eclipse do Sertão, que é marinado no vinho. Outro produto comercializado é a nata, uma espécie de creme de ricota.O queijo que recebeu a medalha de prata é uma criação autoral, resultante de anos de aprendizado. Sheilane destaca o processo: "A receita é a nossa tradicional de coalho, com a adição de outros ingredientes e técnicas que fomos aprendendo ao longo do tempo", destaca.
A premiação no concurso nacional representa um marco importante para a Fazenda Timbaúba e para o município. A conquista reafirma a excelência da produção de queijo artesanal na região e coloca-os como referência no setor. Depois de ganhar essa medalha, a queijaria almeja investir na melhoria de sua infraestrutura e no aumento da produção, para atender à crescente demanda por seus produtos.
FONTE:A VOZ DE SANTA QUITÉRIA