quarta-feira, 14 de junho de 2023
Franquias faturam R$ 1 bilhão no Ceará e crescem 17% no primeiro trimestre
O setor de franquias faturou R$ 1,02 bilhão nos três primeiros meses deste ano no Ceará, aumento de 17% ante igual período de 2022 (R$ 874 milhões). Os negócios na área de saúde, beleza e bem-estar se destacaram com R$ 274 milhões, valor que representa 27% do total. Alimentação e food service gerou 177 milhões (17,3%), enquanto o segmento de serviços alcançou R$ 138 milhões (13,5%). Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).Atualmente, o Estado possui 3.894 unidades franqueadas, 10,1% a mais que no primeiro trimestre de 2022 (3.536). O segmento com o maior número de franquias é o de saúde, beleza e bem-estar (29,7%), seguido de serviços (19,5%) e alimentação e food service (15,6%).Além disso, esses negócios geram 32.862 mil empregos no Ceará, com destaque para empresas do ramo de alimentação e food service (21,2%), seguido de saúde, beleza e bem-estar (18,8%) e serviços (18,5%).
Diretor da ABF nas regiões Norte e Nordeste, Fernando Ribeiro diz que o mercado de franquias está crescendo consideravelmente no País, principalmente, após a pandemia de covid-19. “No ano passado, por exemplo, o avanço foi de 14% com relação a 2021, representando 2,27% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro”, afirma.
Empreendedorismo
Para ele, as franquias são uma ótima alternativa para quem deseja empreender nas mais diversas áreas. “O setor continua em expansão porque há muita gente querendo investir. Acreditamos que os números do segundo semestre serão ainda mais animadores. Projetávamos avanço de 9% em 2023, mas estamos revendo para 12%. Com a próxima avaliação, teremos um cenário mais claro do ano todo”, observa Fernando Ribeiro.
Brasil
No Brasil, o faturamento do mercado de franquias cresceu 17,2% no primeiro trimestre de 2023, em relação a igual período do ano passado. A receita passou de R$ 43,380 bilhões para R$ 50,854 bilhões. Os destaques foram para hotelaria e turismo (37,5%), saúde, beleza e bem-estar (27%) e alimentação food service (21,2%).
Segundo a ABF, entre os fatores que contribuíram para este desempenho, estão a retomada mais forte das atividades presenciais (principalmente viagens, eventos e confraternizações), o forte arrefecimento da pandemia, a demanda por serviços e a recuperação mais prolongada de turismo e hotelaria.“Esse crescimento superior a 17% é a melhor performance já registrada em um primeiro trimestre do ano, marcando mais uma vez trajetória de recuperação do mercado de franquias, já pontuada nos estudos anteriores. Ficam sinalizados também os avanços dos players do setor com mais investimentos na digitalização dos negócios, omnicanalidade, em fazer mais com menos, mantendo ganhos de escala, entre outros fatores”, destaca o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.
Fonte:O OTIMISTA