terça-feira, 26 de setembro de 2023
Home »
Ceará
,
Internacionais
,
Política
» Consórcio Nordeste e Banco Mundial anunciam parceria para cadeia do Hidrogênio Verde
Consórcio Nordeste e Banco Mundial anunciam parceria para cadeia do Hidrogênio Verde
O Banco Mundial (BM) e o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste reúnem-se nesta segunda-feira, 25, para anunciar parceria de desenvolvimento da cadeia do Hidrogênio Verde. O objetivo é tornar o Nordeste um HUB Mundial dessa fonte de energia. O projeto é firmado por meio da assinatura do Memorando de Entendimento.
O acordo celebrado com o BM também busca construir novas cadeias de valor nos estados nordestinos, transformando a região no polo da economia verde. O projeto deve fomentar o desenvolvimento dos nove estados consorciados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Metas
O Consórcio Nordeste objetiva promover mecanismos financeiros para projetos relacionados com hidrogênio de baixo teor de carbono, com a preservação do bioma Caatinga, e com a energia solar, água e saneamento. O consórcio também planeja estimular a troca de experiências, conhecimentos e financiamento de infraestrutura pública digital para a expansão da conectividade, com desenvolvimento de plataformas digitais, melhores práticas em segurança cibernética.
A colaboração entre BM e Consórcio Nordeste visa a troca de suporte técnico e know-how para a execução de projetos, pesquisas e análises periódicas dos resultados.
Ceará
O Ceará conta com seu HUB de Hidrogênio Verde (H2V) no Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante.
Com mais de 30 memorandos já assinados com multinacionais para a produção do combustível, o Estado objetiva ampliar o PIB a partir da produção e comercialização do H2V. Juntos, os protocolos de intenção somam mais de U$ 8 bilhões de investimento.
Fonte: O Otimista