O ano de 2023 finalizou com, pelo menos, 288 casos de COVID-19 confirmados e mais 60 em investigação somente no mês de dezembro em Santa Quitéria, segundo dados do IntegraSUS, plataforma do Governo do Ceará. Mesmo diante do crescimento de casos, a população da cidade se encontra, até o momento, sem informações precisas da Secretaria Municipal de Saúde, que não emitiu nenhum boletim epidemiológico.
A Voz de Santa Quitéria entrou em contato por algumas vezes com a Prefeitura, através da assessoria de imprensa e da própria Secretaria, para obter informações sobre o boletim, tendo recebido promessas de duas datas em que seriam divulgadas. Porém, até hoje (03/01), não foi enviado nem há qualquer publicação nos canais oficiais com o número de casos atualizados.
Segundo a Secretaria do Saúde do Estado (Sesa), a curva de casos começou a partir do dia 26 de novembro, com os primeiros confirmados e testagens crescendo. Em dezembro, o dia 11 foi o que obteve mais positivados, totalizando 31. Compreendendo a semana entre os dias 10 a 16, foram confirmados 140 casos e outros 26 estavam em investigação.
Os números podem ser ainda maiores. Não há dados atualizados sobre a última semana do ano, já que as Unidades Básicas de Saúde dos bairros e distritos, locais onde os testes podem ser feitos, encontram-se fechadas para recesso, desde o dia 22. Há reclamação por parte dos moradores, principalmente dos mais distantes, que tem procurado atendimento nas UBS e encontram-as fechadas, considerando a demora para reabrir incomum comparada com anos anteriores. As atividades só retornarão no próximo dia 08.
Por enquanto, os únicos dados possíveis para a população quiteriense são os divulgados pela Sesa, que tem uma periodicidade semanal, não sendo tão frequentes quanto os da Prefeitura, que costumava divulgar seus dados atualizados aos munícipes.
Fonte:A VOZ DE SANTA QUITÉRIA